Para você a viagem ideal é:

Translate

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Companhias Aéreas do Brasil

Como é voar na Azul Linhas Aéreas

avaliacao-azul-linhas-aereas(22)
Foto do leitor Josimar Ambrosio
Para quem acompanha o Ranking MD de Companhias Aéreas não é segredo que a Azul é a favorita entre as quatro grandes. E isso não é de hoje: desde que o ranking teve início ela sempre se manteve na ponta, com variações para a segunda colocada, a Avianca Brasil. Hoje, ela tem a incrível média 8,8 baseada em 187 avaliações. Após a compra da Trip, a companhia passou a ter a maior malha do país, com 104 destinos e uma frota de 123 aviões.
Avaliacao-Azul
A combinação de uma frota nova de confortáveis aviões Embraer e ATR com um bom serviço de bordo e entretenimento parece ter feito a companhia cair nas graças dos passageiros. Mas nossa pesquisa revela que incrivelmente não foi nenhum desses fatores que mais renderam pontos à Azul. O quesito onde a companhia teve maior nota (9,3) foi o atendimento dentro do avião. O sorriso fácil e a simpatia dos comissários foi decisivo para que a Azul ocupasse a primeira colocação no ranking nacional.
Experiência
Voar com a Azul realmente é bastante  agradável, especialmente nos voos com os jatos da Embraer. Eles oferecem um diferencial inédito no país: programação de TV ao vivo durante os voos. as poltronas são confortáveis e têm um ótimo espaço, tanto que o conforto foi avaliado com nota 9 pelos leitores. Com a compra da Trip, a companhia perdeu um pouco do padrão da frota ao adicionar aviões mais antigos, mas aos poucos eles estão sendo substituídos.
A Azul também se destaca no serviço de bordo, com uma seleção de batatas fritas, amendoins, goiabinhas e outros snacks. O bacana é que que o passageiro pode pegar o que quiser e quanto quiser.
avaliacao-azul-linhas-aereas(26)
Foto do leitor Luciano de Araujo
Pontos fortes
De uma maneira geral, a Azul vai bem em tudo. Oferece aviões modernos e confortáveis, o melhor serviço de entretenimento, um bom serviço de bordo e a simpatia dos funcionários como destaque principal. A imagem da empresa, aliás, é muito simpática, com forte presença nas redes sociais e distribuição de vouchers em ações promocionais como a Campus Party e jogos da seleção brasileira de futebol. O primeiro lugar realmente foi merecido.
Pontos fracos 
De ponto de vista do cliente, o principal é o programa Tudo Azul. Há quem goste do sistema mais simples, em que se acumula vouchers com valor em reais para ser usado nas passagens, mas isso limita muito o programa. A nova parceria com o programa Dotz pode ser a revigorada que faltava. A Azul também poderia fazer mais promoções de passagens e em algumas rotas seus preços são bem salgados. Voos internacionais e alguns itens de maior “sustança” no serviço de bordo para os voos longos também seriam bem-vindos.

Como é voar na Avianca Brasil

como-voar-avianca
A Avianca Brasil aparece em segundo na colocação geral desde que o ranking teve início. A antiga OceanAir é a menor das quatro grandes, atendendo a apenas 24 destinos com uma frota de 29 aeronaves. Mas a tendência é que isso mude drasticamente no futuro, já que a empresa é do mesmo grupo da AviancaTaca. A partir de 2014 ela deve ocupar o lugar da TAM como companhia brasileira na Star Alliance e ganhar mais corpo para disputar mercado no país.
Avaliacao-Avianca
Mesmo pequena, a Avianca é muito querida pelos passageiros e tem um fã clube fiel. A troca dos antigos Fokker-100 por novos jatos Airbus tem contribuído muito com isso, especialmente no quesito entretenimento. Os MK-28, mesmo sendo ótimas aeronaves, não oferecem telas individuais, enquanto os Airbus da companhia contam com sistema de entretenimento “on demand”, pelo qual o passageiro pode escolher o que quer em uma lista de filmes, vídeos, músicas e jogos.
Experiência
Os voos com a Avianca são confortáveis e com espaço adequado entre as poltronas tanto nos Fokker, que devem ser todos trocados até o fim do ano, quanto nos Airbus. Nestes últimos, a idade dos jatos e o sistema de entretenimento são os diferenciais.
O serviço de bordo da companhia também merece destaque. Nada de amendoim aqui, a Avianca serve alguns sanduíches muito bons que lembram épocas mais generosas da aviação brasileira.
De uma maneira geral, é uma companhia discreta, que preza pelo bom atendimento e pelos bons serviços, ainda que isso gere um custo pouco maior, mas não é raro que ela ofereça preços melhores que as concorrentes em algumas rotas onde opera.
avaliacao-avianca-brasil(5)
Pontos fortes
Assim como a Azul, a companhia tem seu ponto forte no atendimento dentro do avião, quesito em que obteve nota 8,8, mas pontualidade, o citado serviço de bordo e o check-in também brilham nas avaliações dos nossos leitores. Para muitos, o sistema de entretenimento e os lanches da Avianca são melhores que os da Azul. As notas mostram que as empresas estão bem próximas na disputa pelo título de melhor do Brasil.
Pontos fracos
Na nossa avaliação, o Amigo é o pior entre os quatro programas de fidelidade das companhias brasileiras. Nossa torcida é para que a Avianca Brasil seja incorporada ao LifeMiles o quanto antes. Mesmo sendo boas aeronaves, a troca dos MK-28 vai fazer muito bem à companhia, já que os brasileiros apreciam muito voar em aviões novos.  Além disso, a Avianca é a que faz menos promoções e quando faz são péssimas, por isso é difícil ela aparecer aqui no MD. A companhia também tem problemas de comunicação, com uma imagem meio apagada que não corresponde aos ótimos serviços que presta. Conseguir informações ou entrevistas com diretores nunca é fácil.

Como é voar na TAM

avaliacao-tam-linhas-aereas(31)
Foto do leitor Leonardo da Silveira
A TAM é a maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros transportados. Ela voa para 45 destinos nacionais e tem uma frota de 130 aviões para voos domésticos. A TAM já foi a companhia aérea mais admirada pelos brasileiros, mas após um processo de corte de custos nos últimos anos e a entrada de novos competidores seu brilho parece ter empalidecido. Basta ver que a companhia ocupa uma modesta quarta colocação no ranking nacional, ficando atrás da Azul, Avianca e da pequena Passaredo, que não entrou nesta avaliação por ter perdido boa parte de suas rotas após a grave crise econômica que quase à levou à ruína.
Avaliacao-TAM
Hoje a TAM continua a ser uma empresa boa, mas não encanta. O atendimento já foi melhor, o serviço de bordo também e sua nota de 6,9 foi suficiente para ser aprovada, mas sem louvor. A companhia está em compasso de espera com relação às futuras mudanças geradas pela fusão com a chilena LAN, que é reconhecida pelos bons serviços. Já tivemos a experiência de fazer alguns voos domésticos pelo Chile e não seria mal para a TAM adotar o padrão da LAN em suas rotas, mas pelo andar da carroça – ou pelo voo dos aviões – o contrário parece ser mais provável.
Experiência
Voar com a TAM já foi melhor, mas ainda é uma experiência agradável, tanto que quase 80% dos leitores recomendam a companhia. Quem compra uma passagem com a empresa sabe que não terá grandes luxos, mas também não voará em uma low cost.
As poltronas da TAM nos voos domésticos poderiam ser mais confortáveis de uma maneira geral. Aliás em um levantamento que o Melhores Destinos fez quando a Anac lançou o selo de qualidade, a TAM ficou praticamente empatada com a GOL em termos de espaço. A maior parte dos voos da companhia também oferece um serviço de bordo modesto, por vezes restrito a bebidas e alguns amendoins ou biscoitos, além da sempre presente balinha de boas-vindas. Os lanches e refeições, que antes se estendiam a quase toda a malha, hoje são restritos a voos mais longos ou rotas concorridas, como a ponte aérea São Paulo-Rio.
O sistema de entretenimento continua a ser feito com telas individuais. Apesar de não ter sofrido grandes mudanças, sua nota baixa (5,8) é fruto da concorrência com Avianca e Azul. Não dá para comparar as opções das duas com os vídeos, muitas vezes bem chatos, exibidos pela TAM. O atendimento dos comissários geralmente é bem simpático.
IMG_2553
Pontos fortes
A TAM oferece mais voos e portanto costuma ter mais horários disponíveis. A companhia muitas vezes capricha em suas Megapromo e oferece preços ótimos, mas no dia a dia também costuma ter um excelente custo benefício. O programa Fidelidade é o maior do Brasil em número de passageiros e quantidade de passagens emitidas e tem a vantagem, pelo menos por enquanto, de fazer parte da Star Alliance – no ano que vem ele migra para a OneWorld. Para a maioria da população, a TAM tem uma imagem muito positiva, da companhia com ótimos serviços.
Pontos Fracos
A já citada falta de espaço e o serviço de bordo poderiam ser melhorados. O sistema de entretenimento coletivo é bom, mas não se compara ao das rivais. Ao que parece, a maior concorrente da TAM é a comparação que temos do que ela já ofereceu um dia e ninguém gosta de ter suas expectativas frustradas. Apesar de tudo isso, muitas vezes tem passagens mais caras que Azul e Avianca Brasil.

Como é voar com a GOL

800px-Voegol_Airlines_737,_EZE,_18th._Jan_2011
Chegamos à última companhia avaliada: a GOL Linhas Aéreas. O fato de estar na última colocação no guia, com nota 5,9, se deve especialmente à falta de entretenimento nos voos e ao fim do serviço de bordo. Os leitores – e os passageiros em geral – ainda não aceitaram bem o fim dos amendoins e barrinhas de cereal e a venda de lanches a bordo, sem que isso traga um impacto muito claro na tarifa da companhia. A GOL tem hoje 123 Boeings 737 e voa para 52 destinos nacionais. A companhia já rivalizou com a TAM como a maior nacional em número de passageiros transportados, mas com os recentes cortes de voos a distância tem aumentado um pouco.
Avaliacao-GOL
A companhia se intitula a maior empresa de baixo custo (low cost) da América Latina, mas até agora não conseguiu adotar uma política de tarifas que justificasse, aos olhos do consumidor, a diferença de serviços com relação às demais. A GOL costuma ser mais barata, mas não muito e não sempre. E na hora de escolher, a falta de serviço de bordo e de um sistema de entretenimento pesam a favor das concorrentes.
Experiência
Os Boeing 737 da GOL, especialmente na versão 800, são aeronaves fantásticas, mas o encanto acaba ao chegar à poltrona. A falta de espaço não chega a ser absurda como era na Webjet, mas incomoda especialmente os mais altos. Por outro lado, os aviões costumam ser novos ou pelo menos bem conservados.
A GOL não oferece monitores de vídeo e há somente uma opção de conteúdo por wifi, que pode ser acessado de smartphones, tablets e notebooks, mas não é grande coisa. Isso justifica a nota 3 que ela tem no quesito entretenimento. Na hora do serviço de bordo, os voos mais curtos contam ainda com bebidas e amendoins ou biscoitos, mas os mais longos oferecem apenas água de graça, o resto é comprado à parte. O sistema BOB (buy on board) deve chegar a todos os voos ainda neste ano e não é de todo ruim, pois oferece mais opções, mas gera muitas reclamações. Ao que parece há um desequilíbrio entre o preço praticado e a percepção do serviço, tanto que a companhia tem o pior custo benefício, na avaliação dos leitores: 6,6.
DSC04157
Pontos fortes
A companhia é a mais pontual do Brasil, segundo a Anac, há vários meses. Além disso, tem o ótimo programa de milhas Smiles, que apesar de ter seus defeitos rivaliza com o Fidelidade da TAM como o melhor do Brasil – há torcidas organizadas dos dois lados. A GOL tem uma frota de Boeings 737 nova e geralmente é a companhia que faz as melhores promoções de passagens aéreas, oferecendo ótimos preços e disponibilidade de datas. Tem uma parceria forte com a americana Delta e em breve deve aumentar sua participação internacional, com o lançamento de uma subsidiária na República Dominicana.
Pontos Fracos
Já citamos a falta de entretenimento nos voos, o serviço de bordo pago e o espaço entre as poltronas. Aos olhos do passageiro esses são pontos fracos, mas na nossa percepção não são o problema da GOL, apenas parte de sua estratégia de baixo custo. O verdadeiro problema da companhia é não conseguir se distanciar, em termos de preço, de suas concorrentes. A Webjet fazia isso bem: tinha imagem de ser ruim, mas muito barata. A GOL tem cortado custos e mais custos, mas ainda continua em um patamar próximo das rivais com relação às tarifas cobradas. Se não conseguir criar essa imagem de “mais barata”  pode ter problemas sérios no futuro.

Conclusão

A escolha de uma companhia aérea é parte importante no processo de planejamento de uma viagem. Entre a que oferece mais conforto e cobra mais e a empresa mais simples mas com custo menor a preferência vai variar de acordo inúmeros fatores, como a rota, o objetivo da viagem, a ocasião e seus acompanhantes. Talvez você queira o melhor para uma lua de mel ou aquela viagem com a família e prefira a mais barata possível em uma viagem de negócios, por exemplo. Dessa forma, a melhor companhia aérea para você vai variar de acordo com a ocasião.
Voltando á pesquisa, vemos as duas companhias menores com melhores serviços tentando ganhar espaço de GOL e TAM, que têm cortado custos e diminuído o número de voos. O mercado aéreo brasileiro é formado por companhias jovens e as recentes aquisições de Trip e Webjet demonstraram que é ainda um terreno muito instável. A concentração de nossa malha doméstica em quatro companhias é preocupante e nossa torcida é que possamos ter novas empresas aéreas, bem como o fortalecimento das atuais operadoras.
Temos boas expectativas com relação à Avianca Brasil no ano que vem e torcemos muito para que a Azul se consolide e ganhe cada vez mais mercado, já que é a mais jovem de todas. Da mesma forma, esperamos que as parcerias com a LAN e com a Delta traga novo vigor à TAM e a GOL e que possamos ter um mercado cada vez maior, mais competitivo e com mais promoções, para que mais pessoas possam viajar e conhecer as belezas que nosso país tem a oferecer!

terça-feira, 25 de junho de 2013

A Super Lua no Mundo

Céu oferece super-lua em noite de festa de São João


Está longe de ser um fenómeno raro, mas os especialistas avisam que as condições favoráveis deste ano só deverão repetir-se daqui a 18 anos. A Lua vai parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que nas noites em que está mais longe da Terra.
O fenómeno não é raro, mas não é por isso que deixa de ser especial. A cada 413 dias (praticamente um ano e dois meses), a lua cheia coincide com o ponto de maior aproximação da Terra (o perigeu), e o resultado é o que se chama uma super-lua cheia. Desta vez, este momento acontece a 23 de Junho, na noite de amanhã para segunda-feira. Para quem festeja o São João no Porto, mas também noutras cidades do país, há mais um atractivo na noite. Em Lisboa, não há festa na rua, mas o Observatório Astronómico (OAL) organiza uma sessão de observação (contemplação) de entrada livre.
"O fenómeno da super-lua cheia é provocado pela órbita elíptica da Lua, que mensalmente aproxima e afasta da Terra o nosso satélite natural", explica ao PÚBLICO Ricardo Reis, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), adiantando que nesta data a Lua "parece até 14% maior e cerca de 30% mais brilhante do que nas alturas em que a lua cheia ocorre no apogeu [quando está no ponto mais distante da Terra]".
"A órbita da Lua é aproximadamente uma elipse de excentricidade média de 5,5%. Isso faz com que a Lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra em cada mês lunar (27,3 dias)", precisa ainda o comunicado do OAL, que diz também que "sendo a distância média Terra-Lua = 384.400km, o perigeu e apogeu médios ficam a 363.100 e 405.700 quilómetros, respectivamente.
Para melhor observar o fenómeno, basta abrir os olhos, não há nenhuma dica especial. "Aliás, nem é recomendável observar a lua cheia com telescópio, porque fica demasiado brilhante e encandeia quem observa. Como esta até será mais brilhante do que o normal, é recomendável não observar com telescópio. Quanto muito, podem observar com binóculos", avisa Ricardo Reis.
E há um melhor momento para olhar para a Lua? "O mais interessante vai ser observar [a olho nu], logo que a Lua aparece acima do horizonte [ou seja, logo ao pôr do Sol]", diz, fazendo referência a um conhecido efeito psicológico que faz com que a Lua nos pareça (ainda) maior quando está mais próxima do horizonte. "Mas esse aumento de tamanho relacionado com o horizonte não é real. Se tirarmos uma foto à Lua durante a mesma noite, quer ela esteja perto do horizonte quer esteja mais alta no céu, vemos que tem sempre exactamente o mesmo tamanho. A "mudança" de tamanho é apenas uma questão de interpretação do nosso cérebro." Ou seja, o céu oferece uma super-lua cheia a noite inteira, mas o nosso cérebro garante-nos a ilusão de um momento ainda mais grandioso na mesma noite se a observarmos logo que ela aparece no horizonte. "É uma ilusão", confirma também o comunicado do OAL, que nota que estamos perante o efeito "da refracção da atmosfera terrestre associada aos diferentes ângulos de incidência da luz proveniente dos bordos lunares, que cria o encolhimento na direcção vertical da imagem".
Já se disse que este fenómeno não é raro. No entanto, o comunicado do OAL nota que "uma super-lua com as mesmas características desta de 2013, tão favoráveis à observação, só voltará a acontecer daqui a 18 anos".

    Aeroportos do Brasil: O Melhor e o Pior

    Cuiabá, Rio, Manaus e Brasília têm piores aeroportos, diz pesquisa

    Levantamento do governo avaliou 15 aeroportos que atendem sedes da Copa.
    Segundo ministro, objetivo é melhorar atendimento em todo o país.


    Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e obtida com exclusividade pelo Jornal Nacional aponta os aeroportos de Brasília, de Manaus, do Galeão (Rio de Janeiro) e de Cuiabá com as piores avaliações entre os que atendem às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
    O levantamento foi realizado em 15 aeroportos, sendo 14 nas 12 sedes mais o de Campinas, que também atende à cidade de São Paulo. Juntos, os 15 aeroportos representam 81% da movimentação de passageiros no país.
    Aeroporto
    Nota
    Curitiba (PR)
    4,21
    Recife (PE)
    4,14
    Fortaleza (CE)
    4,14
    Natal (RN)
    4,12
    Porto Alegre (RS)
    3,98
    Salvador (BA)
    3,89
    Congonhas (SP)
    3,86
    Santos Dumont (RJ)
    3,85
    Guarulhos (SP)
    3,67
    Campinas (SP)
    3,65
    Confins (MG)
    3,61
    Brasília (DF)
    3,58
    Manaus (AM)
    3,51
    Galeão (RJ)
    3,51
    Cuiabá (MT)
    3,46
    Foram ouvidos 21 mil passageiros no primeiro trimestre deste ano que opinaram sobre 41 itens, como limpeza de banheiros, tempo de espera em filas, segurança, qualidade das informações repassadas, cortesia dos funcionários, valor de produtos de alimentação, custo de estacionamento e acesso à internet.
    Os passageiros puderam dar nota entre 0 e 5 para cada item. Confira ao lado a média de cada aeroporto.
    O aeroporto de Cuiabá ficou com as piores notas em disponibilidade do meio-fio (local de embarque e desembarque), conforto térmico, tempo de atendimento do check in, cortesia dos funcionários de segurança e dos funcionários do aeroporto.
    Já o segundo pior avaliado, Galeão, teve notas mais baixas em limpeza de banheiro, distância de caminhada no terminal e facilidade em conexões.
    A Infraero, que administra os aeroportos de Cuiabá, de Curitiba e do Galeão, no Rio, considerou a pesquisa importante para melhoria do atendimento. A Inframérica, responsável pelo Aeroporto de Brasília, disse que obras atualmente em andamento levarão a mudanças.
    Os melhores avaliações foram dadas para os aeroportos de Curitiba, que fica na cidade de São José dos Pinhais, Recife, Fortaleza e Natal.
    Itens como valor da alimentação e custo do estacionamento tiveram notas baixas mesmo nos melhores aeroportos. Por outro lado, o item cortesia dos funcionários teve nota elevada na maioria dos aeroportos.
    A pesquisa revelou ainda o perfil dos passageiros desses 15 aeroportos: 76% embarcaram em voos para destinos dentro do próprio país, 60% viajavam a lazer e 52% utilizaram transporte privado para chegar ao aeroporto.
    O objetivo do governo é monitorar os indicadores a cada trimestre, com o objetivo de melhorar os serviços prestados de olho na Copa do Mundo do ano que vem.
    "O passageiro brasileiro nao é tratado ainda como cliente e ele precisa ser tratado como cliente", destacou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.

    sexta-feira, 21 de junho de 2013

    Quase uma Guerra Civil no Brasil

    1 milhão de pessoas às ruas em todo país



    As manifestações realizadas nesta quinta-feira levaram cerca de 1 milhão de pessoas às ruas em 25 capitais do país. Em ao menos 13 delas foram registrados confrontos. O Rio de Janeiro foi a capital com maior número de pessoas, 300.000.
    Em nove das capitais com confronto, houve também ataques ou tentativas de destruição de prédios públicos, como sedes de prefeituras e de governo e prédios da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça.


    Os protestos contra o aumento das tarifas do transporte público começaram no início do mês e foram ganhando força em todo o país, sendo registrados vários casos de confrontos e vandalismo. Com isso, 14 capitais e diversas outras cidades anunciaram entre ontem e hoje a redução das passagens.
    Em Brasília, um grupo de manifestantes forçou a barreira policial montada na entrada do Congresso Nacional, iniciando um confronto com a Polícia Militar, que revidou com bombas de gás lacrimogêneo.

    No Rio, o protesto ficou tenso no início da noite. O problema ocorreu com chegada dos manifestantes em frente à prefeitura, no centro da cidade, ponto final da passeata.
    Por volta das 18h50, morteiros foram disparados pelos manifestantes. Em resposta, a polícia disparou bombas de efeito moral. A cavalaria da PM avançou para dispersar pessoas que tentavam invadir a sede da administração municipal.


    Em vídeo  polêmico, Pelé aparece pedindo apoio para a seleção brasileira e ressalta que todos devem esquecer as manifestações que tomaram conta do país. Segundo ele, a Copa das Confederações é um preparativo para a Copa do Mundo de 2014 e a seleção deve ter todo apoio possível até o fim nessa competição. “Vamos esquecer todas essas manifestações e vamos apoiar a seleção”, pediu o Rei.


    terça-feira, 11 de junho de 2013

    Conheça os Hotéis das Seleções francesa e brasileira

    Hotel Sheranton
    A seleção francesa ficou por uns 3 dias no Hotel Sheranton no bairro Moinhos de Vento. Conheça as acomodações e características deste hotel.

    Pelo terceiro ano consecutivo, o Sheraton Porto Alegre foi o hotel mais lembrado pelo público, segundo a pesquisa Top of Mind RS, realizada pela Revista AMANHÃ em parceria com a Segmento Pesquisas.
    O Top of Mind RS é o resultado de uma pesquisa feita diretamente com o público onde as grandes marcas e produtos são lembrados e apontados em pesquisa.



    O levantamento dos dados contou com a participação de 1,2 mil entrevistados, localizados em municípios de sete regiões do Rio Grande do Sul, e foi realizado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2013. 'Este prêmio é um reconhecimento aos nossos esforços bem-sucedidos de corresponder às expectativas de um mercado exigente e exclusivo como é o mercado gaúcho', afirma Solange Minassian Scholz, gerente geral do Sheraton Porto Alegre.

    Sheraton Porto Alegre Hotel
    Localizado na rua Olavo Barreto Viana, 18, no coração do charmoso bairro Moinhos de Vento e a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Sheraton Porto Alegre é o único hotel com classificação cinco estrelas da Capital. O hotel possui acesso exclusivo ao Moinhos Shopping e está próximo das conhecidas ruas Padre Chagas e Fernando Gomes.
    Conforto e elegância
    O Sheraton Porto Alegre possui uma estrutura confortável e elegante, com 169 sofisticados apartamentos e suítes, nas categorias Superior, Deluxe, Suítes e apartamentos no Club Floor. Além disso, o hotel oferece um andar dedicado a apartamentos temáticos com decoração única, que refletem com precisão as culturas do Brasil, Londres e Nova York.

    Gastronomia
    O hotel oferece diversas opções de culinária internacional. O café da manhã é serviço no aconchegante Restaurante Clos du Moulin, localizado no 5º andar do hotel. O Bistrô Porto Alegre, situado no andar térreo do hotel, oferece almoço buffet e feijoada no domingo, além de deliciosos pratos a la carte a noite, todos assinados pelo chef Mauro Sousa. Além disso, o Lobby Bar é uma excelente opção para comemorar o seu aniversário, reunir os amigos para uma celebração especial ou simplesmente relaxar no Social Hour, programa que destaca vinhos temáticos para degustação no final da tarde. Todos os espaços são abertos ao público.


    A Sheraton Hotels & Resorts é a maior e mais global marca da Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc.


    Fonte:

    Reservas e outras informações:

    Dionei Valler
    PRÁTICA EM COMUNICAÇÃO
    (51) 3222.8824 | 9956.3586
    dionei@praticom.com.br I www.praticom.com.br

    Hotel Deville
    O encanto de Porto Alegre está nas pequenas coisas que diferenciam a capital do Rio Grande do Sul. O frio e o contraste de uma cidade antiga, com mais de 300 anos de existência, com a modernização, demonstrando os conflitos em todas as áreas, como na arquitetura ou na gastronomia. Porto Alegre também se destaca por seu extenso circuito cultural, com teatros, cinemas e shows, que tornam o local uma referência no sul do país. Para os fãs da história do país, não pode deixar de visitar o Palácio do Piratini, palco de importantes decisões e acontecimentos que tiveram influência no país inteiro.

    Conheça o Hotel Deville

    Com mais de 35 anos de experiência, o hotel é, sem dúvidas, um dos grandes nomes da rede hoteleira do país. A empresa está em 9 cidades, em 5 estados e é conhecida pela excelência no atendimento ao público. Fundada em Curitiba, a rede foi aumentando e indo para diversas outras cidades, graças aos bons serviços. Uma das provas da qualidade do Deville em Porto Alegre foi a escolha como acomodação oficial da Copa de 2014 pela FIFA.
    O Hotel Deville de Porto Alegre tem como uma das principais características a ótima localização, próximo ao Aeroporto e ao centro da cidade, que permite que o turista tenha acesso fácil aos principais pontos turísticos da capital gaucha. Além disso, está localizado perto das principais avenidas de ligação da cidade, facilitando ainda mais a locomoção de carro do turista, ainda mais para quem precisa de agilidade durante a viagem.



    Saiba Como Chegar no Hotel Deville

    Por estar próximo ao aeroporto e das principais avenidas da cidade, é muito fácil chegar até o hotel. 800 metros de distância separam o aeroporto do hotel, dependendo da bagagem pode ser feito a pé. Para quem preferir, o hotel oferece locomoção gratuita do hotel ao aeroporto, ou ao contrário, gratuitamente entre as 6h da manhã até às 00:30.


    Fique no Hotel Deville em Porto Alegre

    O hotel oferece uma grande variedade de estilos de quartos, para que o hóspede consiga aquele que mais satisfaça as suas necessidades. Além disso um restaurante com comidas típicas e tradicionais e um bar dentro do hotel são opções para almoços ou jantares dos turistas, além da confraternização com outros hóspedes ou com amigos. Para as horas de lazer, o hotel oferece piscina, quadras de tênis e até um SPA para o descanso total.



    Entre agora no site do Hotel Deville e faça a sua reserva para passar momentos deliciosos em Porto Alegre. Se preferir, pode fazer por telefone, no número 0800 703 1866.

    Reservas e outras informações:



    domingo, 9 de junho de 2013

    Aspectos da França em Porto Alegre

    Voilà. É pouco provável que Benzema, Capoue, Payet, Gourcuff ou Giroud tenham um acesso de patriotismo na acomodação do Hotel Sheraton e saiam à procura de locais que lembrem a influência francesa na recôndita Porto Alegre.
    Nas horas vagas à espera do amistoso de domingo contra a Seleção Brasileira de Felipão, o mais provável é que os craques do país do Asterix se aventurem pela vizinhança e degustem um baguete, pão francês ou de chocolate numa padaria logo adiante, na Rua Dinarte Ribeiro.
    Como não há jornais franceses à disposição na recepção do hotel, alguns deles recorrem às páginas em francês publicadas por Zero Hora. Ou procuram o Le Monde numa revisteria da Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento. 
    O mais provável é que os bleus fiquem sitiados na concentração diante do assédio da torcida. Pudera. Pelo menos 5 mil alunos estudam a língua de Molière em cursos na Capital, além dos aficionados pelo futebol, os apaixonados por Benzema do Real Madrid ou de Matuidi e Menez do PSG. Alguém da comissão técnica ou de apoio da delegação poderia optar por assistir ao drama francês Depois de Maio no cine Guion – o que também é improvável. Se ainda assim insistirem em perseguir aqui traços franceses, há um roteiro modesto embora histórico para tanto. Voilà.
    O café da Casa de Cultura Mario Quintana

    Na Avenida João Pessoa, quase esquina com a Venâncio Aires, o prédio de fachada clássica do templo positivista é o nosso maior símbolo das ideias do pensador francês Augusto Comte (1798/1857). Com pilastras imitando colunas, o prédio de linhas retas pertence aos anos 1920.
    No alto da fachada, lê-se a inscrição “Religião da Humanidade”, porque ali eram realizados ritos. Mas a doutrina nada tem a ver com misticismo. Sua essência era o rigorismo científico que provocou a abertura de faculdades de Engenharia e Direito pelo país. Essas ideias cimentaram a República Brasileira, nascida cem anos após a Bastilha de 1789.
    Mais tarde, a trilogia da igualdade, liberdade e fraternidade do espírito francês se alastrou pelo mundo e chegou a Porto Alegre pela convicção de políticos como Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Flores da Cunha, Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha e Carlos Barbosa. O lema Ordem e Progresso do pavilhão nacional vem daí.
    – A primeira constituição do Rio Grande do Sul, em 1891, foi redigida pelo positivista Júlio de Castilhos, chefe de Partido Republicano Riograndense (PRR). Àquela época, a elite local estudava Direito em São Paulo e Recife e de lá voltava com os novos pensamentos – ensina o historiador Voltaire Schilling.
    Há outros prédios sob influência ou projetados por franceses, símbolos do passado. Hoje, a vinculação entre os dois países ocorre mais por intercâmbio cultural. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mantém acordos nas áreas de informática, geociência, química, administração, engenharia e filosofia.
    Prova disso é a agenda do embaixador Bruno Delaye, depois de assistir, no domingo, ao time de Deschamps na Arena. Na segunda-feira vai se encontrar com o governador Tarso Genro, o prefeito José Fortunati e empresários da Fiergs. É claro, tratarão de mais influência francesa no Estado.
    Catedral Metropolitana de Porto Alegre/RS
     Foto: Danielle Meira

    quarta-feira, 5 de junho de 2013

    Regras de Segurança em Aeroportos

     Novas Normas de Segurança nos Aeroportos:

    Para protegê-lo contra a nova ameaça de explosivos líquidos, a União Européia (UE) adotou novas medidas de segurança que limitam a quantidade de líquidos com que pode passar através dos controles de segurança. Estas medidas aplicam-se a todos os passageiros com partida de aeroportos da UE, qualquer que seja o seu destino. Isto significa que nos controles de segurança você e a sua bagagem de mão serão inspecionados à procura de líquidos, para além de outros artigos proibidos. Contudo, as novas medidas de segurança não limitam os líquidos que possa comprar nas lojas localizadas depois de passar o ponto no qual lhe é pedido que mostre o seu cartão de embarque, ou a bordo de um avião operado por uma linha aérea da UE. As novas medidas de segurança estão em vigor desde o dia 6 de Novembro de 2006, em todos os aeroportos da UE, além dos da Noruega, Islândia e Suíça, até novo aviso.

    Enquanto prepara a sua bagagem: 

    Tenha presente que apenas lhe será permitido levar pequenas quantidades de líquidos na sua bagagem de mão. Estes líquidos devem estar em embalagens individuais com um máximo de 100 ml. de capacidade cada uma. Estas embalagens devem ser colocadas num saco plástico transparente com fecho auto-adesivo ou outro com capacidade não superior a 1 litro por passageiro.

    No aeroporto: 

    Para ajudar o pessoal de segurança, deve:
    • Apresentar todos os líquidos que leve ao pessoal de segurança para a sua inspeção no ponto de controle.
    • Tirar o seu casaco/sobretudo, que será inspecionado em separado, enquanto passa o controle de segurança.
    • Retirar os computadores portáteis e outros objetos eletrônicos grandes da sua bagagem de mão, que serão inspecionados em separado, enquanto passa o controle de segurança.
    O que se consideram líquidos, de acordo com estas novas normas:
    • Água e outras bebidas, sopas, caldas, xaropes
    • Cremes, loções e óleos
    • Perfumes
    • Sprays
    • Gels, incluindo xampus e gels de banho
    • Os conteúdos das embalagens pressurizadas, incluindo espuma de barbear, outras espumas e desodorizantes
    • Pastas, incluindo pasta de dentes
    • Misturas de sólido-líquido
    • Rímel
    • Qualquer outro objeto de consistência semelhante
    O que é que se altera?
    Pode:

    • Levar líquidos na sua bagagem no porão porque as novas medidas apenas afetam a bagagem de mão.
    • Levar na sua bagagem de mão medicamentos e alimentos dietéticos, incluindo comida de bêbes, necessários para a sua utilização durante a viagem. Pode ser-lhe pedido que apresente prova de que são necessários.
    • Comprar líquidos como bebidas e perfumes, quer seja numa loja de um aeroporto da UE que esteja situada depois de passado o ponto no qual deve mostrar o seu cartão de embarque, ou a bordo de um avião operado por uma linha aérea da UE. Se foram vendidos num saco especialmente selado, não o abra antes de passar o controle de segurança (caso contrário os conteúdos podem ser confiscados no controle de segurança) (Se fizer escala/transbordo num aeroporto da União Européia não abra o saco antes de passar o controle de segurança no último aeroporto de ligação).Estes líquidos são adicionais às quantidades que se podem levar no saco de plástico com fecho auto-adesivo referido anteriormente

    terça-feira, 4 de junho de 2013

    Cartões Internacionais

    O turista brasileiro que pretende levar pouco papel moeda para suas viagens ao exterior pode fazer uso do dinheiro de plástico. Mas para que o seu cartão seja aceito em hotéis, restaurantes, lojas e passeios turísticos é preciso que ele tenha a função internacional. Hoje em dia, as instituições financeiras disponibilizam os cartões convencionais (em que os clientes pagam a fatura após o seu uso) e também os pré-pagos.
    Apesar da facilidade do uso, existem outros gastos que devem ser levados em conta na hora de se contratar este serviço. O cartão de crédito internacional conta com anuidade, seguro (caso o cliente queira) além da alíquota mais alta do imposto sobre operações financeiras (IOF) que incide sobre as compras realizadas exterior: 6,38%. O cartão pré-pago internacional (também conhecido como cartão de débito), não possui anuidade e a alíquota do IOF é menor (0,38%). Ela só incide no momento do carregamento da moeda estrangeira e não em seu uso. Além disso, a instituição financeira pode cobrar o plástico do cartão e também taxas de recarga. Os dois tipos de cartão permitem saques em caixas eletrônicos e agências bancárias. O pré-pago é o único que não cobra juros por esta função. É importante que o viajante informe junto à instituição financeira qual é a cotação cobrada.
    Outra diferença entre os dois tipos de cartão está na forma de pagamento. Quem opta por utilizar o cartão de crédito internacional terá o valor de sua compra registrado na sua próxima fatura e com o valor já convertido para o Real. Quem decide pelo cartão pré-pago faz o seu carregamento antes de utilizá-lo e na moeda escolhida na contratação do serviço (dólar, euro, libra, peso argentino, dólar canadense, entre outras). Por conta dessas características, quem utiliza o cartão de crédito está mais suscetível a sofrer com as variações cambiais.
    É possível também utilizar a função débito do cartão do seu banco no exterior para a realização de compras e saques em terminais. A alíquota do IOF é de 0,38% e não é preciso fazer um cartão específico. O que pesa contra esta modalidade é o limite baixo que as instituições financeiras oferecem aos seus clientes para a sua utilização, além de outras taxas que podem vir a ser cobradas.
    Para contratar qualquer uma dessas modalidades, vá até a instituição financeira desejada e informe-se sobre todos os detalhes: desde os pré-requisitos (idade do contratante, rena mínima, etc) aos limites oferecidos, taxas e juros cobrados. Pesquise as diversas ofertas e escolha aquela que melhor caiba no seu bolso.
    Para embarcar com valores acima de dez mil reais é necessário apresentar na alfândega a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV). As administradoras de cartões internacionais informam a Receita Federal sobre gastos por pessoas físicas e jurídicas.