É verão na Europa, América do Norte, na região central da América, como Perú, Equador e Bolívia...algumas regiões do Brasil se mantém no verão o ano todo, como Amazônia na região norte e a região nordeste onde está a Bahia, Rio Grande do Norte e a ilha de Fernando de Noronha,e o do continente africano também se encontra em temperaturas altas. Então o momento é verificar o protetor adequado a seu tipo de pele, assim como verificar as marcas que protegem e foram avaliadas em pesquisa ressente no Brasil. A hidratação, além da proteção, também é fator importante, pois mantem o viço e evita o envelhecimento precoce. Cuidar a alimentação, comendo frutas e verduras e tomar muita água também favorecem o bronzeado.
Reportagem: Monique Zagari Garcia
"Além de provocar queimaduras e, a longo prazo, câncer de
pele, não se proteger contra o sol implica, inevitavelmente, no
envelhecimento cutâneo", afirma o Dr. Valcinir Bedin
Foto: Danilo Borges |
O protetor solar deve ser utilizado em todas as estações do ano, mas é no verão que sua importância se torna ainda maior devido ao aumento da exposição solar. Por isso, todo cuidado é pouco! “Já não podemos contar com a integridade da camada de ozônio que filtra os raios ultravioletas, e o uso do protetor solar ajuda a evitar os danos causados por estes. Não utilizá-lo contribui para o aparecimento de queimaduras, manchas e até câncer de pele”, alerta a dermatologista Miriam Sabino (SP).
De acordo com o dermatologista Anderson Bertolini, médico e diretor da Clínica Bertolini (SP), fazer a escolha certa do filtro solar pode evitar as queimaduras, sensações de ardor e inchaços – sintomas comuns quando ocorre uma exposição excessiva ao sol, sem proteção. “Além disso, escolher um produto inadequado para o seu tipo de pele pode provocar oleosidade, vermelhidão, coceira e até acne”, ressalta Bertolini. Para acabar com suas dúvidas, especialistas no assunto explicaram cada tipo de pele e qual protetor solar é indicado para cada uma delas:
Pele normal
A dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (RJ), explica que a pele considerada normal apresenta um nível de oleosidade controlada, sem ressecamento. Em relação ao filtro solar, a expert recomenda sérum, spray ou loção.
Pele seca
Apresentando aspecto desbotado e opaco, toque áspero e rude, é o tipo de pele que exige cuidados extras, devido à maior tendência para o envelhecimento. “Neste caso, o protetor solar ideal é o na versão creme, para que hidrate a pele. Pode-se, no entanto, optar pelo uso de spray em áreas pilosas e loção na região da face”, ensina Miriam Sabino.
+ cuidados com a pele
Pele sensível
Segundo Anderson Bertolini, este tipo de pele geralmente apresenta vermelhidão, coceira, manchas e tem tendência para descamar. “Peles sensíveis são as que mais respondem a qualquer agressão, de uma forma exagerada. Assim sendo, loções e gel-creme são os veículos mais indicados. Por reagirem com maior facilidade, o ideal é usar um filtro físico e não químico”, recomenda Valcinir Bedin, dermatologista e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SP).
10 protetores solares para o verão
O ponto alto da conversa (além, é claro, da eleição dos vencedores), foi a explicação da médica sobre a escolha do FPS. “Ao contrário do que todo mundo imagina, o FPS não dita a ‘potência’ da proteção, mas o tempo que o produto vai agir na pele.”
Para entender é importante fazer a seguinte matemática: o tempo que sua pele resiste ao sol sem nenhuma proteção X o FPS do produto escolhido. A pele resiste apenas 10 minutos sem ficar vermelha. Então, se você escolher um protetor com FPS 30, ele vai agir 10X30, ou seja, 300 minutos – 5 horas. Se fosse um protetor com FPS 60, seria 10X60, ou seja, 600 minutos – 10 horas.
Tudo isso, entretanto, vai literalmente por água abaixo se você mergulhar na piscina ou no mar. Por isso é necessário reaplicar o produto várias vezes ao longo do dia.
Além do FPS, outros fatores são fundamentais na hora de escolher o protetor perfeito: a textura, o perfume, se tem cor ou não, entre outras coisas. No nosso teste, selecionamos 10 produtos campeões com base nesses critérios.
Com vocês, os eleitos:
- COM COR
Anthelios Unifiant, Mousse com Cor, La Roche-Posay – FPS 50
Com textura de mousse, seca rapidinho na pele, além de dar um tom natural e matte. É perfeito para usar sob a maquiagem, como um primer que uniformiza a pele. Esse, com certeza, vai para a minha nécessaire.
- PARA PELES OLEOSAS E ACNEICAS
Capital Soleil, Vichy – FPS 30
Com textura levinha em gel, leva zinco na fórmula, responsável por absorver a oleosidade da pele. O toque final é sequinho, quase matte, ótimo também para usar antes da maquiagem no dia a dia.
Cleanance Solaire, Avène – FPS 30
A fórmula antioxidante tem a função de reduzir a oleosidade da pele além de proteger do sol. O toque final é seco, mas demora um pouquinho a mais para secar do que a opção acima, dando um aspecto mais oleoso.
Minesol Oil Control, Roc – FPS 30
O gel-creme espalha com facilidade na pele e seca quase que instantaneamente. A fórmula praticamente sem cheiro controla e reduz a oleosidade do rosto. Está disponível também no FPS 70.
- COM FATOR ANTIENVELHECIMENTO
Anthelios AE, Gel-Creme Velouté, La Roche-Posay – FPS 30
Com ácido hialurônico na fórmula (que pode ser usada tranquilamente de dia), previne as rugas e manchas causadas pelo sol. A textura é bem levinha, seca rápido e deixa a pele hidratada sem ficar oleosa.
Profuse Ensolei, Emulsão Bloqueadora, Aché – FPS 50
A fórmula bloqueadora auxilia na prevenção das manchas causadas pelo sol. O toque é um pouquinho mais oleoso, mas deixa a pele uniforme e com aperência de saudável.
Photoage Antiox, Dermage – FPS 60
O fluido tem ação antioxidante e antienvelhecimento que repara o DNA da pele. A textura é bem levinha, quase aguada, mas um tantinho oleosa.
- PARA O CORPO
Physical Fusion, SkinCeuticals – FPS 50
A fórmula física não tem nenhuma ação de prevenção antienvelhecimento ou manchas. Em compensação, é a que cria uma verdadeira barreira de proteção solar, ideal para crianças e pessoas com a pele muito sensível. Tem também uma cor levinha e natural.
Episol Sec, Mantecorp – FPS 30
Por ser físico, é mais difícil de espalhar, criando aquela camada quase visível na pele. Mas o resultado final tem um toque aveludado sem aspecto grudento.
- DE USO ORAL
Innéov Solar
As cápsulas levam, entre outros ingredientes, vitamina A, beta-caroteno e licopeno de tomate. Associada ao uso de um bom protetor solar, ela diminui a vermelhidão da pele e potencializa o bronzeado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário