Para você a viagem ideal é:

Translate

segunda-feira, 15 de julho de 2013

As Regras de Etiqueta para Hóspedes e Anfitriões

Quando você é o Hóspede

Assim como existem regras para o anfitrião, que espera um hóspede em casa, também existem aquelas destinadas ao convidado. As regras atingem ambos, tanto quem recebe, quanto quem será recebido. Uma visita deve ocorrer da maneira mais natural. As pessoas aceitam convites porque desejam passar momentos agradáveis, sem jamais incomodar ou causar qualquer transtorno ao anfitrião. 

Tudo se inicia quando se faz o convite,  que deve ser respondido o mais rápido possível, levando-se em consideração que, em caso de desistência, o anfitrião poderá convidar outra pessoa, o que é natural.

Uma vez aceite o convite, o convidado combina o dia, a hora de chegada e o tempo de duração da visita.

Na chegada, recomenda-se a entrega de um presente para a residência ou para o anfitrião. Caso este possua filhos crianças, estas também deverão ser presenteadas. Jamais deve-se chegar de mãos vazias.
  • O visitante ou hóspede deve levar o que precise em matéria de vestimenta;
  • O convidado não deve jamais expor desapontamento, se a casa ou a habitação não está à altura da  expectativa;
  • Recomenda-se evitar comentários negativos. Ao contrário, mostrar entusiasmo;
  • Acordar no mesmo horário do anfitrião;
  • Se for necessário, ajudar nas tarefas domésticas;
  • Fazer sempre a própria cama;
  • Deixar o banheiro seco e arrumado;
  • Se for planejada alguma atividade, deve-se aceitá-la. Caso seja inconveniente para o convidado, explicar a razão pela qual não poderá participar;
  • Se houver empregado, em acordo com o anfitrião, entregarra, na hora da saída, um envelope com gratificação, proporcional à duração da visita.

Deve haver boa predisposição para compartilhar-se horas agradáveis com o anfitrião e sua família. Ao chegar, exibir um sorriso alegre, e, antes de partir, agradecer o tempo passado juntos, bem como a dedicação que foi dedicada pelo anfitrião. Saindo-se sorridente, temos a certeza de que esta última impressão será a lembrança que ficará da visita.

No dia seguinte, é importante dar um telefonema, ou agradecer-se por meio de uma notinha. Nestes, ressaltar algo que tenha agradado em particular. Enviar um buquê de flores é recomendado. Estas serão muito bem aceitas. Lembre-se que as flores, em toda ocasião, são bem-vindas e expressam valorização pelo relacionamento.

Quando você é o Anfitrião

As férias e as festas chegaram. É tempo de receber gente em casa, visitas curtas ou longas. Não se desespere, aqui apresenta-se maneira para ajudar a evitar gafes, basta seguir estas dicas importantes.

Se conviver fosse fácil, não haveria tantos atritos, para aqueles que têm uma linda casa de final de semana; na praia; na montanha ou algum lugar de descanso fora da cidade. E oferecer acomodação em quartos especias para hóspedes, deve-se levar em conta que queiram a companhia dos seus amigos ou parentes. Estes convites podem significar um final de semana ou uma pequena temporada.

Para receber-se convidados, é necessário dispor do mínimo de conforto necessário. Não se faz convida se não for possível oferecer certa privacidade. Um convidado jamais deve sentir que está dando trabalho, ou que incomoda. A primeira regra é escolher cuidadosamente a quem se convida, pois esta pessoa passará muitas horas na residência.
Deve-se oferecer ao hóspede uma habitação correta, pois ninguém pretende oferecer uma acomodação típica de um hotel de cinco estrelas. É importante reunir certas condições básicas:

  • Preparamos o quarto com cuidado, arejando e limpando para que não tenha nenhum cheiro;
  • Limpar minuciosamente os pisos; as janelas; os vidros; as gavetas e os armários;
  • Arejar o colchão e travesseiros (o hóspede pode ser alérgico a poeira);
  • Verificar as cortinas; os tapetes; a colcha; as almofadas, e travesseiros;
  • Os lençóis devem estar impecáveis;
  • O criado-mudo deve estar vazio, sem pertences de outras pessoas, com boa luminária, que sirva para leitura; fósforo e vela; kit de costura; bloquinho de papel; lápis/caneta e cinzeiro;
  • No armário, deve-se deixar travesseiros extras; edredom, e cabides.

Se a habitação é em suíte com banheiro, será necessário limpá-lo bem, deixar as toalhas de rosto e banho no seu devido lugar; pasta de dentes fechada; escova de dentes na embalagem; sabonetes, shampoo e condicionador; secador de cabelo; papel higiênico extra e desodorante de ambiente.

No caso de não dispor de um banheiro exclusivo e o hóspede tiver que compartilhar com alguém da casa, destina-se a prioridade para ele, retirando pertences não adequados. Colocar-se-ão toalhas por cima da cama, para que o convidado possa levá-las pessoalmente ao banheiro. Os demais ítens, acima citados, devem estar dispostos ainda na embalagem fechada.

Receber é uma arte. E deve ser feita dentro da melhor maneira possível, quando se gosta da pessoa que foi convidada. Não esquecer a distinção entre e anfitrião. O visitante estará dependente dos cuidados do anfitrião, durante toda a estada na residência
Oferecer o melhor a um convidado gera um clima pessoal de satisfação. Fica-se feliz, quando se oferece afeto; respeito; cuidado e muito sorriso, o que vai compor a lembrança que o convidado levará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário