Se você é viajante de primeira ou habituado aos aeroportos, aqui é o lugar com inúmeras dicas para facilitar este momento em família ou sozinho, esclarecendo dúvidas normais que surgem nos momentos anteriores ao embarque! Gastronomia de determinado país ou filmes bacaninhas que te levarão a algum lugar ou lhe fará recordar aqueles momentos mágicos também fazem parte da proposta!! Lugares que fui e conheço bem farão parte do menu!!!
Pergunta: Qual a sua viagem ideal?
A Europa é um continente com uma grande variedade de países, destinos, culturas e atrações. O site de viagensCNN Travel preparou os melhores destinos para viajar na Europa em 2013. Confira, e escolha o seu.
Córsega, França
A cerca de 180 km do litoral continental da França, a ilha de Córsega é um destino charmoso do Mediterrâneo com lindas praias, montanhas e vegetação, num território que merece ser percorrido. Com Bastia, ao norte, e Ajaccio, ao sul, como suas cidades principais, a Córsega tem uma forte identidade local que inclui uma língua própria, e costumes diferentes daqueles encontrados no resto da França.
Liverpool, Inglaterra
Situada no noroeste da Inglaterra, Liverpool é muito mais do que uma cidade industrial. Além de seu time de futebol, o Liverpool F.C., a cidade é mundialmente reconhecida por ter sido o berço dos Beatles, que dispensam apresentações. Neste ano, em agosto, a Semana Internacional dos Beatles comemora a existência da banda, com diferentes shows, homenagens, exposições e apresentações. Outra novidade de Liverpool para 2013 é a inauguração de um novo teatro no Museu de Liverpool, para receber numerosos eventos gratuitos, desde peças de teatro a espetáculos musicais e projeções de filmes.
Reyjkavik, Islândia
Por ser um destino remoto, a cerca de mil quilômetros da Europa continental, a Islândia e sua capital, Reykjavik, ficam fora do roteiro de muitos turistas que visitam o Velho Continente. Mas com passagens acessíveis, Reykjavik é um destino que merece (e muito) a visita. Além de ser um ponto de acesso para as incríveis maravilhas naturais da Islândia, com geleiras, gêiseres, fiordes e muito mais, a capital tem atrações como a Sala de Concertos Harpa Reykjavik, onde tocam a ópera e a orquestra sinfônica da Islândia.
Istambul, Turquia
Maior cidade da Turquia, no encontro da Ásia com a Europa, Istambul encanta seus visitantes com monumentos históricos, mercados de rua, hotéis descolados e um ambiente vibrante e criativo. Em 2013, Istambul receberá diferentes eventos, como a primeira edição da feira de arte Art Istanbul International, de 14 a 17 de setembro, com obras de artistas turcos e do oriente médio. Outro importante evento de artes, a Bienal de Istambul acontece de 14 de setembro a 10 de novembro, num ótimo momento para conhecer a cidade.
Innsbruck, Áustria
Não há com negar: a Áustria tem em sua capital, Viena, uma cidade maravilhosa, que fascina os visitantes. Mas o país tem outros belos destinos, como a cidade de Innsbruck, cercada pelos Alpes, com acesso a algumas das melhores pistas de esqui do mundo. No começo de fevereiro, as pistas recebem a 20ª edição do Billabong Air & Style, com a participação da elite mundial do snowboard em manobras impressionantes. Fora da temporada de esqui, a região de Innsbruck é ótima para trilhas entre a incrível natureza e vilarejos históricos escondidos nas montanhas.
Creta, Grécia
Maior das ilhas gregas, Creta tem mais de 1000 km de um magnífico litoral com estações balneárias, praias e regiões montanhosas com florestas e gargantas. A Creta também está desenvolvendo uma reputação como produtora de vinhos, excelentes para acompanhar pratos típicos sob o sol do verão grego.
Helsinque, Finlândia
Após ter sido nomeada capital mundial do design em 2012, Helsinque, capital da Finlândia, continua desenvolvendo esse aspecto que encanta os turistas. Com a criação do bairro do Design, com 25 ruas e cerca de duzentas lojas, que vão de pequenos ateliês a grandes loja de móveis e roupas, e novos edifícios como a Capela de Kamppi, curiosa estrutura de madeira, Helsinque se renova permanentemente.
Belfast, Irlanda do Norte
Belfast, capital da Irlanda do Norte, é uma cidade que raramente figura nos roteiros de viagens pela Europa. Depois de décadas de violência, Belfast se transformou numa cidade dinâmica com shows, museus, e uma importante vida cultural. Construído na cidade, o Titanic é, até hoje, material para diferentes atrações turísticas, como o Harland and Wolff Shipyard, onde o luxuoso e fatídico navio foi construído. Em sua volta, na área conhecida como Titanic Quarter, foi inaugurado recentemente o Titanic Complex, com uma exposição permanente que leva os visitantes a uma viagem no tempo, desde a construção até o naufrágio do barco.
Amsterdã, Holanda
Vibrante capital da Holanda, Amsterdã é sempre um destino que merece estar no roteiro de qualquer viagem. Mas em 2013, a cidade dos belos canais fica ainda mais atrativa com a reinauguração do famoso Rijksmuseum, após dez anos de intensas reformas. O museu será aberto novamente em 13 de abril, com destaques como uma ala dedicada à arte asiática e uma arquitetura atrativa. O mês de abril também marca a reabertura do museu Van Gogh, no ano do 160º aniversário do nascimento do pintor.
Berlim, Alemanha
A abertura do aeroporto de Brandenburgo, que substituirá os outros três aeroportos atuais de Berlim, facilitará a chegada à capital alemã a partir de outubro deste ano. E ao chegar à incrível cidade, os turistas descobrem, além de uma intensa vida cultural, uma ótima oferta de hotéis cinco estrelas que incluem o Waldorf Astoria Berlim, que será inaugurado em fevereiro, num grande complexo que incluirá lojas, um cinema, e um espaçoso bar no terraço.
Listas são sempre injustas e subjetivas, mas os melhores festivais de verão da europa, para merecerem o título têm de ter dimensão, história e cartazes com nomes de peso.
Para os amantes de música que querem - e podem - abrir os cordões à bolsa, os Festivais de Verão Europeus são uma alternativa sempre interessante ao que acontece em Portugal. Se já conhece os melhores festivais de verão em Portugal, aproveite para ver aqui os melhores Festivais de Verão da Europa este ano.
Festivais de Verão Europeus 2013
Para quem preferir olhar a "ementa" completa antes de escolher, estão disponíveis online listas com todos os Festivais de Verão Europeus em 2013 e motores de busca que o vão ajudar a encontrar o festival de verão ideal para 2013.
Uma onda de frio fez o Sul do país assistir a uma nevasca inédita há pelo menos 13 anos e deixará hoje o dia gelado nos principais municípios daquela região e em boa parte do Sudeste.
Previsões indicam que a cidade de São Paulo terá nesta terça-feira o dia mais frio do ano (mínima de 8ºC), podendo até bater o recorde de 12 anos (5,9ºC) na quarta-feira.
Ontem, nevou em 37 cidades, um recorde desde 2000, quando as medições passaram a ser feitas com o grau de precisão atual.
Em Santa Catarina, 28 municípios registraram o fenômeno. No Rio Grande do Sul, nevou em sete cidades. No sul do Paraná, em outras duas.
A explicação para a onda de frio e para a neve está em uma combinação de fatores, segundo meteorologistas.
Uma massa de ar seco e frio, de origem polar, está atuando sobre o Sul e, agora, sobre o Sudeste.
O encontro dessa massa com áreas de instabilidade, que provocaram chuva e trouxeram umidade, favoreceram a ocorrência de neve.
Joel Vargas Auzani/Leitor
Baixa temperatura fez nevar em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul
Ontem, em São Joaquim, cidade da serra catarinense conhecida pelas baixas temperaturas, os termômetros chegaram a -1,8ºC. Os hotéis da cidade estão lotados.
Em duas cidades do meio-oeste de Santa Catarina, prefeituras decidiram suspender as atividades das escolas devido ao frio e pelo menos 3.500 alunos ficaram sem aula.
Em Santa Cecília, cidade de 16 mil habitantes, a administração aconselhou os estudantes a ficarem em casa até quinta. As salas de aula não têm aquecimento.
"A gente é acostumado com frio, mas não tão intenso. A sensação está terrível", justificou o secretário da Educação, Lulo Agostini.
O fenômeno alterou a rotina nas estradas catarinenses. Na SC-112, entre as cidades de Urupema e Rio Rufino, policiais chegaram a despejar sal na pista para forçar o descongelamento do gelo.
A temperatura em algumas cidades de Santa Catarina pode chegar hoje a -10ºC.
No Paraná, pode nevar até em Curitiba, onde o fenômeno não ocorre desde 1975. No fim da tarde de ontem, houve neve de baixa intensidade em Palmas e General Carneiro.
Editoria de arte/Folhapress
SÃO PAULO
Na capital paulista, com a chegada da massa de ar frio, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que a máxima registrada hoje não ultrapasse 14ºC.
De acordo com o instituto, a temperatura pode chegar a 4ºC entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã.
Em agosto de 2003, o centro da cidade registrou uma temperatura mínima de 5,9ºC e, em setembro de 2006, 6,2°C. A menor temperatura registrada oficialmente na capital foi 0,8°C, em julho de 1994. Mas termômetros do Horto Florestal chegaram a marcar -1,8°C em 1971.
A prefeitura criou 3.000 vagas nos albergues, totalizando 12 mil, para atender moradores de rua. Eles poderão jantar e tomar café da manhã, receber um colchão, cobertor e kit de higiene pessoal.
O frio só deve diminuir um pouco a partir de sexta-feira.
Colaborou ESTELITA HASS CARAZZAI, de Curitiba Veja fotos da região Sul do Brasil, a seguir:
Nova York tem um excelente sistema de metrô, capaz de levá-lo a todos os pontos turísticos da cidade. Por isso, dificilmente você precisará alugar um carro ou usar táxis.
O metrô vende um cartão magnético chamado "MetroCard" que dá acesso a metrô e ônibus de acordo com o pacote de viagens que você comprar. Com o MetroCard em mãos, você vai andar pela cidade como um verdadeiro nova-iorquino!
A tarifa de metrô, quando paga com o MetroCard, é US$ 2,25. Um passagem avulsa, vendida nas máquinas automáticas é US$ 2,50.
O metrô de Nova York tem 468 estações que servem 24 linhas, mais do que qualquer outro sistema de metrô do mundo.
As linhas (rotas) são identificadas por LETRAS, como A, B, C ou por NÚMEROS, como 1, 2, 3. Essas linhas atendem Manhattan, The Bronx, Brooklyn e Queens. Já Staten Island é atendida pelo Staten Island Railway (SIR).
Ao entrar na estação, observe a placa de identificação da estação (geralmente acima das escadas) que informa se a estação está aberta e se há algum agente da estação disponível na cabine. É IMPORTANTE notar que embora o metrô funcione 24 horas por dia, nem todas as entradas de estações ficam abertas ou tem agentes todo o tempo.
Aguardando o trem
Siga os painéis indicando a linha que você deseja utilizar. Na plataforma, você encontrará indicações que informam quais trens param ali e em qual direção eles vão, como Uptown, Downtown, Brooklyn.
Importante: em cada plataforma podem passar trens de várias linhas do metrô. Você pode estar numa plataforma esperando o trem da linha 1 e, de repente, vir o trem da linha 2. Em Nova York é assim mesmo, vários trens utilizam a mesma plataforma. Aguarde o seu trem.
Geralmente cada trem passa de 2 a 5 minutos nos horários de pico (das 6h30 as 9h30, das 15h30 às 20h, de segunda à sexta); a cada 5 a 10 minutos no meio do dia (das 9h30 as 15h30, de segunda à sexta); a cada 5 a 15 minutos a noite (das 20h às 0h) e a cada 20 minutos entre meia-noite e 6h30.
Aguarde atrás da linha amarela na plataforma. Se você estiver fora do horário do pico, especialmente a noite, é recomendável permanecer numa área chamada Off-Hour Waiting Area. Uma placa amarela, geralmente pendurada no teto, identifica essa área. Quando você fica nessas áreas, um agente do metrô estará vendo você.
Durante as horas de baixo movimento muitos trens tem menos carros. Procure placas pretas e amarelas que indicam onde esperar o trem na plataforma.
A maioria das linhas tem 2 profissionais, um operador e um condutor. Nos horários de baixo movimento, é aconselhável entrar nos carros onde ficam o operador ou o condutor, que são o primeiro vagão e um outro no meio do trêm.
Diversas estações tem um anunciador eletrônico que informa que o trêm está chegando. Este aviso geralmente fica perto da área "Off-Hour Waiting Area" e também indica se o trem está indo "uptown" ou "downtown". Você ouvirá um "beep" alertando que o trem está perto de chegar.
O Trem
Na frente do trem há a indicação da linha, sempre uma letra ou um número. É comum que mais de uma linha pare numa determinada plataforma, então preste atenção na letra ou número do trem que está chegando.
No metrô de Nova York, as linhas podem ter a rota Local ou a rota Expressa.
O trem que estiver na rota Local para em todas as estações enquanto o trem Expresso "pula" algumas estações. O mapa do metrô indica quais paradas são expressas (círculo cheio) e quais são locais (círculo vazio).
MetroCard
Você já sabe: MetroCard é o cartão que lhe fará andar de metrô e ônibus para todos os cantos de Nova York. Mas quanto custa? Veja os tipos de MetroCard abaixo:
Pay-Per-Ride MetroCard
Você carrega o cartão com a quantidade de viagens que desejar, de US$ 4,50 a US$ 80. Se você carregar com US$ 10 ou mais, ganha 7% de bônus. Você ganha uma transferência gratuita entre metrô e ônibus ou entre dois ônibus.
O custo de uma viagem é US$ 2,50 e este cartão só é vendido nas máquinas.
Unlimited Ride MetroCard
É ilimitado! Funciona assim: você compra uma quantidade ilimitada de viagens de metrô e ônibus por um preço fixo. Escolhe entre 7-Day, 30-Day, 7-Day Express Bus Plus, 30-Day Unlimited Ride MetroCard accepted on JFK AirTrain only ou JFK-AirTrain 10-Trip MetroCard.
Os mais comuns para turistas são o 7-Day Unlimited Pass, que custa US$ 29 e o 30-Day Unlimited Ride MetroCard, que custa US$104
Como usar o MetroCard
Com o nome "MetroCard" virado para você, deslize o cartão pelo leitor num movimento firme, mas tranquilo. Quando o visor da catraca mostrar "GO", siga adiante.
Se o visor exibir "Please swipe again", passe o cartão novamente. Não será cobrada uma nova tarifa.
Se o visor exibir "Swipe card again at this turnstile", não vá para outra catraca, pois ou você será cobrado por outra viagem (no Pay-Per-Ride MetroCard) ou será impedido de entrar na estação por 18 minutos (com o Unlimited MetroCard).
Se exibir "See Agent", significa que há algo errado com o seu cartão e é melhor você procurar o agente da estação.
Não tem nada melhor do que uma praia para relaxar, tirar cansaço acumulado, mudar o humor. Mas qual é a melhor praia? Difícil dizer. Tanto no Brasil, com suas praias magníficas, quanto no mundo, a variedade de praias é enorme, e cada pessoa tem a sua predileta. O site de turismo da CNN elaborou uma lista de 50 praias que merecem a visita. Há presenças óbvias, tanto quanto ausências notáveis. Escolha a sua e opine.
Praia de Matira, Bora Bora
A Polinésia francesa tem algumas das ilhas mais esplêndidas do planeta. Bora Bora, a praia de Matira, uma extensa faixa de areia branca frente a um mar cristalino, é uma das mais bonitas, e apesar de sua beleza, é tranquila e pouco frequentada. Diversos hotéis e resorts de luxo estão situados em Matira, na ponta sul da bela ilha do Taiti.
Anse Source d'Argent, Seychelles
A ilha de La Digue é a terceira maior das mais de 115 ilhas que formam arquipélago das Seychelles, no oceano Índico. No litoral de La Digue, Anse Source d'Argent é um dos mais belos cartões postais do planeta, em uma faixa extensa de areias rosas, que cria um espetáculo único quando combinadas com o azul do mar, as pedras de granito e a vegetação. Um arrecife protege a praia, fazendo com que as águas sejam calmas e propícias para agradáveis mergulhos.
Praia de Champanhe, Vanuatu
Vanuatu é um arquipélago vulcânico do Pacifico sul, a mais de 1,8 mil km da Austrália. A ilha de Espirito Santo, maior das ilhas de Vanuatu, tem em seu litoral a linda praia de Champanhe. A praia tem águas azuis e areias brancas, e leva esse nome pelo fenômeno que faz com que os banhistas sintam a água borbulhando quando a maré está baixa.
Whitehaven Beach, Austrália
Com mais de 4 km de areia, a praia de Whitehaven faz parte do Parque Nacional das Ilhas Whitsunday, no estado do Queensland, nordeste da Austrália. Whiteshaven tem bancos de areia branca e piscinas de água límpida em meio a uma rica vegetação. Visitantes precisam se registrar para um tour guiado, e podem ficar apenas algumas horas, para manter ao máximo a preservação das praias e do parque.
Tulum, México
Existem poucos lugares no mundo onde pessoas podem nadar em praias paradisíacas frente a imponentes construções arqueológicas maias. Tulum, no litoral do Caribe mexicano, é um desses lugares, com ruínas à beira de penhascos que caem sobre águas turquesa e areia fina. A proximidade, opções de alojamento variadas, de grandes resorts a pequenas cabanas, recebem numerosos turistas.
Kecil, Ilhas Perenthian, Malásia
As ilhas Perentihan são um grupo de pequenas ilhas magníficas do litoral da Malásia que fazem qualquer turista se apaixonar. Kecil, menor das duas ilhas principais do arquipélago, tem praias maravilhosas e tranquilas, e hospedagens baratas e confortáveis à beira do mar. Besar, maior das Perenthian, tem praias tão bonitas quanto e hotéis um pouco mais caros, mas ambas fascinam pelas suas águas límpidas e praias preservadas.
Baía de Maya, Ko Phi Phi, Tailândia
A ilha de Ko Phi Phi, uma das mais belas ilhas do litoral da Tailândia ficou famosa após aparecer no filme A Praia, com Leonardo di Caprio. Apesar de receber muitos turistas, Ko Phi Phi merece a viagem, pelas praias como as da baía de Maya, com águas calmas, protegidas por imponentes penhascos de mais de cem metros de altura.
Praia de Grace Bay, Providenciales, Turcas e Caícos
Vizinhas das Bahamas, as Turcos e Caícos são mais de quarenta ilhas e ilhotas que formam um dos destinos mais exclusivos do Caribe. A ilha de Providenciales, conhecida como "Provo", é a mais povoada delas, e tem dezenove quilômetros de uma das mais belas praias do planeta. A praia de Grace Bay tem uma areia finíssima, com águas calmas e cercadas de corais e muito espaço para os hóspedes de seus diversos resorts de luxo.
Boulders Beach, Cidade do Cabo, África do Sul
A praia de Boulders Beach faz parte do Parque Nacional de Table Mountain, na Cidade do Cabo. Mais de 3 mil pinguins vivem nas areias de Boulders, entrando e saindo da água em grupos. Como os pinguins, você pode ir a outras belas praias vizinhas, como Foxy Beach.
Nungwi, Zanzibar, Tanzânia
No litoral do oceano Índico da Tanzânia, a ilha de Zanzibar atrai turistas do mundo inteiro por sua riqueza histórica e, principalmente, pelas suas dezenas de praias deslumbrantes. A praia de Nungwi, no extremo norte das ilhas, tem areias brancas e águas calmas e rasas que convidam os visitantes a dar um bom mergulho.
Sun Island Beach, Maldivas
Formadas por mais de 1,2 mil ilhas e 26 atóis, as Maldivas são um arquipélago do oceano Índico, ao sul do Sri Lanka. Entre suas centenas de praias incríveis, uma das mais bonitas é Sun Island Beach, no atol de Ari do Sul, a 90 km da capital das Maldivas, Malé. Com alguns melhores pontos do mundo para mergulhar em meio a bangalôs de luxo sobre as águas transparentes, Sun Island Beach é um lugar único ideal para relaxar.
Hanalei Bay, Havaí, Estados Unidos
Com montanhas ao fundo e areia fina, a praia de Hanalei Bay é uma das mais bonitas do arquipélago havaiano. Situada no norte da ilha de Kauai, Hanaleia Bay tem cinco quilômetros de paisagens dignas de cartão postal e ondas perfeitas para surfistas iniciantes e experientes.
Playa Paraíso, Cayo Largo, Cuba
Cayo Largo é uma pequena ilha ao sul do litoral cubano, dominada em maioria por praias com águas cristalinas e areia fina. A Playa Paraíso é uma das mais protegidas da ilha, e o clima sempre agradável do Caribe é perfeito para aproveitar sua beleza deitado sobre o sol e bebendo um bom suco de frutas ou um drinque cubano.
Margaret River Beach, Austrália
No extremo sudoeste da Austrália, a cidade de Margaret River foi abençoada pela natureza. Além de produzir vinhos de qualidade, Margaret River tem uma praia maravilhosa, com águas turquesa, areias brancas, e ondas excelentes para surfistas.
Bahia Solano, Colômbia
Bahia Solano é uma cidade praiana do litoral pacífico da Colômbia, no departamento de Chocó. Não espere resorts nem hotéis de luxo: Solano, ideal para mochileiros, tem praias sobre a baía, frequentemente visitada por baleias.
Karekare, Nova Zelândia
A apenas 35 km de Auckland, a praia de Karekare tem amplias extensões de areia preta isoladas por colinas cobertas de vegetação. Karekare é ideal para aqueles que querem uma praia tranquila e com pouco agito. Falando em agito, é preciso ter cuidado com as águas, às vezes perigosas.
Canggu, Bali, Indonésia
O litoral de Bali tem muitas praias perfeitas para banhistas e surfistas. No sul da ilha, a praia de Canggu tem ondas tanto para surfistas novatos quanto para surfistas experientes, e um ambiente bem relaxado, com surfistas, aventureiros e mochileiros. À noite, turistas e locais se encontram nos bares da praia para compartilhar experiências.
Praia Dominical, Costa Rica
A Costa Rica é um pequeno país da América central com belas praias no Atlântico e no Pacífico. No oeste, a praia Dominical é um paraíso natural, com ondas perfeitas para surfistas, uma vegetação frondosa e albergues para mochileiros com festas à beira da praia a partir do pôr-do-sol.
Praias do Desembarque, Normandia, França
Na manhã do dia 6 de junho de 1944, dezenas de milhares de soldados aliados invadiram as praias da Normandia, no noroeste da França, para liberar a Europa da ocupação nazista. Visitantes podem conhecer as cinco praias, conhecidas pelos codinomes usados durante a invasão: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Durante o verão europeu, você pode conhecer esses lugares históricos aproveitando o sol, muito raro na região durante o resto do ano.
Patnem, Goa, Índia
No sudoeste da Índia, Goa é uma antiga colônia portuguesa com 100 km de litoral com praias idílicas e um ambiente festivo e místicos. Mas em meio ao agito de mercados e turistas, a pequena praia de Patnem, próxima à agitada praia de Palolem, é tranquila e tem acomodações rústicas e baratas afastadas do grande turismo.
Tanjung Rhu, Langkawi, Malásia
A 30 km do litoral malásio, o arquipélago de Langkawi tem mais de cem ilhas e ilhotas e é considerado como uma das mais belas pérolas do sudeste asiático. Na ilha principal, Langkawi, a maioria dos turistas vai para a praia de Panai Cenang, mas na praia de Tanjung Rhu e seus 3 km de extensão, encontra-se ainda mais beleza e uma atmosfera serena.
Porto da Barra, Salvador
A praia do Porto da Barra é uma das prediletas dos habitantes de Salvador. Banhada pela Baía de Todos os Santos, a praia do Porto da Barra tem uma extensão de 600 metros de uma enseada com águas calmas e agradáveis, além de muitas opções de bares e restaurantes.
Panama City Beach, Flórida, Estados Unidos
Não é por acaso que milhões de jovens visitam Panamá City Beach cada ano. No litoral da Flórida, a cidade tem praias perfeitas, com longas extensões de areia branca frente às águas turquesa do Golfo do México. Além da beleza das praias, Panama City Beach tem um charme de cidade americana dos anos 50, e muita diversão em seus bares e baldas.
Cavendish Beach, Ilha do Príncipe Edward, Canadá
Cavendish Beach é o ponto mais bonito da Ilha do Príncipe Edward, no leste do Canadá. A praia tem 8 km de dunas, penhascos, e paisagens rurais frente ao Atlântico, e faz parte do Parque Nacional da Ilha do Príncipe Edward.
Phra Nang e Railay,Tailândia
Perto da cidade de Ao Nang, no sudoeste da Tailândia, as praias de Phra Nang e Railay são pérolas do litoral do país. Grandes penhascos cobertos de vegetação e ilhas verticais de granito encontram-se com a água e preservam a calma do mar e a tranquilidade das belas praias.
Akashima, Okinawa, Japão
No extremo sul do Japão, o arquipélago de Okinawa tem cerca de 170 ilhas com um clima temperado e tropical e ares de Caribe da Ásia. No sudoeste do arquipélago, a ilha de Akashima oferece praias totalmente preservadas, limpas e frequentadas por pescadores e surfistas locais.
Baía de Na'ama, Sharm El Sheikh, Egito
Frente ao Mar Vermelho, as praias de Sharm El Sheikh se estendem por mais de 40 km, proporcionando alguns dos melhores spots de mergulho do planeta. No meio do litoral de Sharm El Sheikh, a baía de Na'Ama tem uma fauna marinha variada, com belas praias protegidas por corais.
Beidaihe, China
A cinco horas de trem de Pequim, a cidade de Beidaihe oferece um bom panorama da China moderna, com imagens de Mao em meio a luxuosas vilas particulares à beira do mar. Os chineses visitam Beidaihe para curtir suas praias, e se deliciar em seus excelentes restaurantes de frutos do mar.
Haad Rin, Ko Pha Ngan, Tailândia
A ilha de Ko Pha Ngan, no litoral da Tailândia, tem a beleza de suas praias, durante o dia. Mas o que a torna famosa e visitada por turistas do mundo inteiro é a sua famosa festa da lua cheia (Full Moon Party), realizada uma vez por mês na praia de Haad Rin: bebidas baratas, música e muita animação ficam ainda melhores com vista sobre as ilhas tailandesas.
Isshiki, Japão
A vila imperial de Hayama, frente à praia de Isshiki, é a residência de férias dos imperadores japoneses desde 1894. Durante o verão, Isshiki fica tomada por banhistas e praticantes de caiaque e windsurf, que precisam dirigir apenas 40 km desde Tóquio para chegar à praia.
Skagen, Dinamarca
É fácil entender o porquê da cidade litorânea de Skagen tenha virado uma colônia de artistas no século 19. O litoral de Skagen, na ponta norte da Dinamarca, tem 65 km de praias, dunas de areia, e florestas que parecem saídas de um conto de fadas. As paisagens são magníficas, mas a água é bem fria durante boa parte do ano.
Koh Rong, Camboja
A ilha de Koh Rong é uma das mais esplendorosas do golfo da Tailândia, com seus 43 km de belas praias. A principal praia do sudoeste da ilha do Camboja se destaca com seus cinco quilômetros de areias praticamente intocadas, com numerosas palmeiras e águas de um azul intenso e muitos peixes coloridos.
Kaiteriteri Beach, Nova Zelândia
No norte da ilha sul da Nova Zelândia, a praia de Kaiteriteri é a porta de entrada ao magnífico Parque Nacional Abel Tasman. A praia é cercada por belas trilhas e dá aos visitantes a oportunidade de mergulhar e alugar caiaques para percorrer as enseadas e lagoas das redondezas.
Piémanson, França
A praia de Piémanson faz parte do Parque Natural da Camargue, bela região do sul da França, à beira do Mediterrâneo. Para chegar à praia, que se estende por mais de 25 km perto da cidade de Arles, os visitantes passam por colônias de flamingos rosas e grupos de cavalos selvagens.
Venice Beach, Califórnia, Estados Unidos
Sim, existem praias mais bonitas no litoral californiano, mas nenhuma viagem ao estado americano seria igual sem uma visita a Venice Beach. A praia condensa de um jeito único tudo o que a Califórnia representa, com pessoas fazendo esporte, corpos sarados, comerciantes, artistas de rua e outros personagens que se espalham pelos quatro quilômetros do calçadão.
Capo Sant'Andrea, Elba, Itália
Situada a 20 km ao largo da Toscana, a ilha de Elba é uma das mais charmosas da Itália. Todas as praias de Elba merecem ser conferidas, mas o destaque da ilha fica com a praia de Capo Sant'Andrea, enseada com águas transparentes, enquadrada por blocos de granito e muitas árvores.
Vilanculos, Moçambique
No sul do litoral do Moçambique, recifes de coral e uma rica fauna marinha fazem de Vilanculos um dos melhores destinos do mundo para mergulhar. A pequena cidade de Vilanculos tem uma população local receptiva e aluguel de cabanas rústicas à beira da praia.
Jeffreys Bay, África do Sul
A praia de Jeffreys Bay, no leste da África do Sul, é uma praia lendária para os surfistas do mundo inteiro. Ondas perfeitas, uma natureza protegida dentro da Reserva Natural de Seekoei River é a passagem de baleias fazem de Jeffreys Bay uma praia única e protegida.
Cabo Maclear, Maláui
O cabo Maclear é uma bela praia do lago Maláui, terceiro maior lago da África. Situado em um vilarejo de pescadores, o cabo é ponto de encontro de hippies e mochileiros, conta com hotéis baratos e é um excelente local para mergulhar e praticar esportes aquáticos.
Las Salinas, Ibiza
Ibiza se destaca principalmente por duas coisas: suas praias e suas baladas. E a praia de Las Salinas é o melhor lugar da ilha para combinar as duas. Las Salinas tem mais de 1,5 mil metros de extensão, com águas cristalinas e diversos bares de praia badalados, com música que não para nunca, um lugar perfeito para continuar a balada da noite anterior, e se preparar para mais uma noite de diversão.
Puka, Boracay, Filipinas
A ilha de Boracay é um dos principais pontos turísticos das Filipinas, com uma merecida reputação de paraíso tropical. Na praia de Puka, segunda maior da ilha, no noroeste de Boracay, turistas encontram areias finas e bastante pouco visitadas, sem hotéis e com apenas alguns restaurantes.
Bandon, Oregon, Estados Unidos
Vizinho da Califórnia, o Oregon tem um extenso litoral pouco conhecido do grande público. E é difícil não se apaixonar por paisagens como as da cidade litorânea de Bandon, com belezas naturais que ganham um charme especial quando o sol se põe atrás das imponentes formações rochosas.
An Bang, Hoi An, Vietnã
Próxima à cidade histórica de Hoi An, no litoral do Vietnã, conhecida por ser um dos mais antigos portos do sudeste asiático, a praia de An Bang é famosa por suas águas calmas de temperatura agradável e suas areias finas e brancas. Nos últimos anos, An Bang começou a ganhar notoriedade entre turistas estrangeiros e viu nascer grande número de bares e restaurantes especializados em cozinha local.
Byron Bay, Austrália
Byron Bay é uma cidade do sudoeste da Austrália, conhecida por ser boêmia, com músicos, artistas e pintores, além daqueles visitantes que chegam nela para surfar e meditar. Além da beleza da praia, Byron Bay se destaca por seu ambiente diferente e por receber anualmente um festival de música, que junta pessoas da Austrália inteira no primeiro fim de semana de abril.
Lover's Beach, México
Lover's Brach, a "praia dos amantes", é uma enseada escondida, na ponta da península de Baja Califórnia, onde o mar de Cortez se junta ao Pacífico formando um dos mais belos pontos do litoral mexicano. Acessível apenas de barco, a praia é pequena e tem formações rochosas em meio a águas turquesa, mas, salvo que você queira ficar morando na praia, garanta um barco para buscá-lo antes do pôr-do-sol.
Paradise Beach, Rab, Croácia
A ilha croata de Rab é conhecida por ser um lugar pioneiro do nudismo mundial. Paradise Beach é uma das mais belas praias de Rab, e uma das mais famosas do Adriático, com areias finas e águas rasas e cristalinas com temperaturas muito agradáveis.
Bottom Bay, Barbados
A ilha de Barbados tem numerosas praias incríveis que mostram o melhor do Caribe. Mas nenhuma delas encontra-se tão preservada do turismo quanto Bottom Bay, protegida por grandes barreiras de coral, areias finas, águas com diferentes tons de azul e cercada por uma densa vegetação.
Hot Water Beach, Nova Zelândia
A península de Coromandel é uma península que se estende por mais de 80 km na ilha norte da Nova Zelândia. Hot Water Beach (Praia da Água Quente) tem a particularidade de encontrar-se perto de vulcões que criam grandes reservas subterrâneas de água quente. Na maré baixa, basta cavar um pouco para dar com estas águas, criando o seu spa particular.
Praia do Sancho, Fernando de Noronha, Brasil
A praia do Sancho nunca falta nas listas de praias mais bonitas do Brasil e do mundo. Baía do arquipélago de Fernando de Noronha, virada para o litoral do Brasil, a praia do Sancho é cercada de penhascos e vegetação, e suas águas cristalinas permitem muitas vezes aos visitantes mergulhar em meio a golfinhos e tartarugas.
Pigeon Point, Trinidad e Tobago
A ilha de Tobago é a menor das duas ilhas principais que formam o arquipélago de Trinidad e Tobago, ao largo da Venezuela. Tobago tem 300 km² com muitas praias deslumbrantes. Entre elas, Pigeon Point, considerada como a pérola da ilha, é um típico cartão postal caribenho, com areias brancas, coqueiros e águas cristalinas.